Total de visualizações de página

24 maio 2012

Escolhendo o Piso da Casa


Retirado do Ig

Clima, objetivo, localização e hábitos da residência devem ser levados em consideração

24/05/2012 06:47




Foto: Divulgação
Os hábitos dos moradores e o clima da região influenciam na escolha do piso
O revestimento do piso é constante alvo de incerteza na hora da reforma ou construção. Antes mesmo da especificidade de cada material, quando a casa é térrea ou em um apartamento, surge a dúvida se o piso deve ou não ser o mesmo em todos os cômodos.

- Conheça as novidade em porcelanato

Quando o objetivo for unificar, se abre o leque dos materiais que atendam tanto às áreas sociais como à cozinha e aos banheiros. Neste caso, o produto deve ter características de baixa permeabilidade e ser lavável, tais como cerâmicas e porcelanatos. Porém, fugir da especificação clássica – piso frio (cerâmicas, porcelanatos, pedras) nas áreas molhadas e piso quente (madeiras, laminados e carpetes) nas áreas sociais e íntimas – vai além do questionamento a um conceito instituído e da praticidade. É necessário levar em conta pelo menos três aspectos: o clima da cidade onde está inserido o imóvel, a região (área rural ou cidade) e os hábitos dos moradores.

O lar deve ser o abrigo do clima externo, portanto, se está frio, a casa deve estar aquecida, e se faz calor do lado externo, a casa deve estar fresca. A correta especificação do piso em cada um desses casos contribuirá para um ganho de conforto.

Mais:
- Saiba quando o porcelanato é a escolha certa


A localização urbana ou rural influencia pela presença de asfalto ou terra do lado de fora, situação dispare no que se refere à manutenção do piso. Não que na cidade não exista poeira, ao contrário a poluição é grande inimiga da limpeza da casa, mas o que vem da sola do sapato é mais simples de ser limpo e menos abrasivo, também pelo fato de antes de adentrar no lar, geralmente se percorre uma área comum, como hall de prédios ou garagens. Na área rural a terra ou pedriscos grudados na sola dos sapatos podem arranhar mais o piso de madeira acabado com resina. Nesses casos se a opção for por madeira é melhor que tenha acabamento rústico.

E como última, mas não menos importante questão, temos os hábitos dos moradores. Há os que ficam descalços assim que pisam dentro de casa e os que só o fazem dentro do box do chuveiro. Essa relação com o lar pode fazer toda a diferença na hora da escolha. Quem gosta de estar em casa sem sapatos e morar em região muito fria, estará mais confortável pisando em madeira, porém se quase nunca andar descalço, o piso fará pouca diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário